domingo, 19 de outubro de 2014

A Sega está realmente falida?

Muita gente acha que a SEGA faliu quando acabou com a vida útil do Dreamcast. Porém, neste post, vamos desmistificar toda essa teoria lançada pelos Haters da SEGA.



Vamos lá para a história!

Sega Corporation (株式会社 セ ガ) é uma empresa de software e desenvolvimento de hardware internacional atualmente sediada em Yokohama, no Japão. Originário de meados dos anos 1940, a Sega chegou à fama no final do século XX, estabelecendo-se como uma das maiores empresas de jogos do mundo. "Sega" é uma abreviatura de Service Games, um nome usado até outubro de 1965, quando tornou-se Sega Enterprises Ltd .. Em 2000, a empresa tornou-se oficialmente conhecido como Sega Corporation. 

Sega é melhor conhecido por seu sucesso na indústria de videojogos, a criação de um grande número de jogos pioneiros e conceituados que moldaram a indústria em que ela é hoje. É também famosa pelos seus consoles e eu personagem, Sonic the Hedgehog. Em 2004 ela se fundiu com a Sammy Holdings. 



A SEGA sempre foi visionária, lançavam jogos de arcade maravilhosos e muito além do seu tempo, isso já nos anos 80, o ano que a Nintendo já era dona do mundo. Os games arcades da SEGA já entravam em concorrências com as grandes Konami, Capcom e Taito. 

Com muita criatividade, audácia, originalidade e muita atitude nos jogos, a SEGA logo conseguiu conquistar o público e também o mercado de jogos. Com isso, logo decidiu que era hora de lançar seu próprio console para concorrer com o Famicom. Seu nome: SEGA GAME ou SG-1000.


Porém a SEGA viu que seu videogame está vem apoio das famosas da época, Konami, Capcom e entre outras que eram domínio da Nintendo. A Nintendo era muito autoritária e não admitia concorrência e nem traição ou quebra de contrato. 

A SEGA decidiu abandonar seu videogame, mas não deu as costas e nem ligou para a rival, lançando, assim, o Master System!


A Nintendo ficava meio preocupada com o sucesso do Master System e sua boa gama de jogos, já que a SEGA mesmo produzia seus jogos e sua amiga, Taito, com qualidade, gráficos bons e bem coloridos, concorrendo contra o Nintendo 8bits. Ela foi para o Estados Unidos, uma das potências principais de games na época, para mostrar seu console. Seu erro é ter feito contrato com a Tonka Toys, uma indústria de brinquedos que não conhecia nada no ramo de videogames.
Já aqui no Brasil, Europa e Coréia do Sul, o console fez muito sucesso. A Tec Toy foi uma peça fundamental para o sucesso da SEGA.


Mesmo assim, o Master System não estava abalando a Nintendo. A SEGA decidiu "abandonar" seu console para lançar o Mega Drive, (Sega Genesis: que é início nos Estados Unidos, mostrando o início de um grande sucesso da SEGA). 
O Mega Drive veio e deixou a Nintendo com medo, pois foi sucesso em todos os lugares lançados, inclusive nos Estados Unidos e Japão.
A SEGA sentiu o gosto do poder e inovava sempre com o seu console. 


As empresas estavam sentindo vontade de ficar com a SEGA, por ser menos autoritária (mas também tinha sua própria ditadura) e por ser flexível. A Nintendo, assim, lançava o SNES em 1991. A SEGA já estava fortalecida, e aqui no Brasil obtinha 75% do mercado de games e a SEGA triunfava!
No entanto a SEGA precisava lançar um mascote para mostrar seu poder maior, seu nome? Sonic, o ouriço!



Ao contrário do Mario, que era um game de plataforma simples, porém divertido, a SEGA lançava um ouriço supersônico e rápido, que deixava as crianças loucas com seus loopings e sua velocidade incontrolável logo conseguiu espaço e  a atenção dos fãs! 

A Sega viu que a Nintendo ganhava muito com seu portátil, então lançou o seu também, o GAME GEAR, um portátil colorido e com gráficos ótimos, pena que consumia seis pilhas: http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/e-sega-entra-com-os-portateis-o-game.html
Contudo a SEGA foi com muita sede ao pote, enquanto a Nintendo se estabilizava com o SNES, a SEGA foi lançando diversos upgrades para o Mega Drive que não foram tanto sucesso, mas que também foram um MUST HAVE para os SEGUISTAS. Conheçam os melhores jogos:http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/jogos-que-fazem-o-sega-cd-valer-pena.html
 O Sega CD foi um UPGRADE que poderia extrair mais dos jogos, pois os FMV não foram tudo isso e eram muito entediantes e chatos. Entretanto um jogo fez com que criasse a ESBR (classificação de games de lá), a Nintendo falou que a SEGA induzia seus jogadores, e também seu videogame era muito violento. 

A Digital Pictures, a produtora de Night Trap, criou até um anúncio ironizando a censura dos Estados Unidos e a Nintendo pensando que estava se elevando.
Em 1994, a SEGA lança outra cagada, o 32X. A Nintendo estava desenvolvendo um videogame juntamente à Sony para detonar a SEGA, e a SEGA desenvolvendo o Sega Saturn. Todavia, a SEGA ainda assim insistia nos Estados Unidos em lançar o UPGRADE, pois seu sonho era lançar um ARCADE para o MEGA DRIVE (o videogame mais sério dela). 

Em 1993, a SEGA lançou seu primeiro jogo poligonal de corrida para o Mega Drive, o Virtua Racing que revolucionou total. Confiram essa história: http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/o-inicio-do-3d-ainda-na-era-dos-16-bits.html

Em 1994, a SEGA lançava seu primeiro jogo em 3D, o Virtua Fighter: Leiam aqui = http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/virtua-fighter-o-pioneiro-nos-jogos-em.html

A Nintendo abandonava o projeto e descartava a Sony. A empresa ficou furiosa que criou seu próprio console, o PlayStation, que destruiu a SEGA e a Nintendo em pouco tempo. A SEGA adiava o Sega Saturn, e lançou com medo e às pressas, deixando os fornecedores irritados e as grandes lojas, que resolveram boicotá-la no Saturn day. O console fez muito sucesso no Japão, nos Estados Unidos ele perdia feio para o console da Sony.

A Sega cancelava jogos a rodo, com medo de perder mais dinheiro e via-se acuada e sem cash nos States, já no Japão o Saturn sambava no PlayStation. Essa falta de comunicação também atrapalhava, a rixa entre a SEGA Japan e SEGA USA causava mal estar. 

Com desespero e vendo-se sem saída, a SEGA dá sua cartada final, o Dreamcast, o console 128-bits da empresa. O console foi sucesso de vendas e quebrou recordes, e a SEGA estava em apuros, pois não dava suporte ONLINE e por causa da demanda alta e a fabricação do console, que foi devagar.


Em 2001, a SEGA decidiu cancelar a vida do Dreamcast e voltar a ser Softhouse. Eu achei muita humilhação do Sonic ir para a Nintendo, foi vergonhoso demais! Mas a SEGA estava decidida a ser só SOFTHOUSE mesmo e esquecer sua derrota. 




A SEGA faturava bastante, mas não a ponto de lançar outro console e acho que nunca lançará! 

Confiram os resultados oficiais da SEGA e tirem suas conclusões: 
Segundo um relatório do site financeiro Seeking Alpha, as margens operacionais da SEGA Sammy Holdings indicam que o valor das acções da famosa companhia de videojogos caíram quase ao nível que tinham antes da fusão com a Sammy. Isto poderá indicar que a fusão entre as duas empresas não gerou grandes lucros para os seus accionistas.

A SEGA Sammy é uma parceria entre dois gigantes do entretenimento: A SEGA conhecida pelos seus jogos, e a Sammy, cujo o seu negócio principal são uma espécie de slot machines japonesas conhecidas como Pachinko. Aparentemente, uma análise às unidades vendidas indica uma estabilidade geral para a Sammy e uma queda acentuada no valor das acções da SEGA.

Segundo a análise: "As receitas operacionais mostram uma triste realidade. O negócio da SEGA está a prejudicar a rentabilidade da companhia no geral. Nos anos em que a SEGA teve um desempenho positivo, apenas ultrapassou os números vermelhos. Isto significa que a divisão da SEGA é extremamente ineficaz, por outro lado, as margens da Sammy, que contribuem para 65% dos lucros da companhia, indicam que as margens da Sammy têm sido estáveis".

Apesar da companhia do ouriço azul não estar a ter os resultados esperados, de momento, não existem planos para se desfazer a fusão entre a SEGA e a Sammy, que teve lugar em 2004.  FONTE: https://www.facebook.com/coisasdasega?fref=ts

Se a SEGA estivesse falindo, ela lançaria o um ANIME com o saudosismo do seus tempos bons? 

A SEGA comprou a THQ e a Atlus, está lançando o Sonic Boom e um cartoon, lançou Alien Isolation e faz sucesso nos mobiles! Então, tire suas conclusões! No entanto, a melhor fase da SEGA para nós, foi quando lançava consoles!

P.S. A SEGA iniciou-se do nada, conseguiu ficar frente a frente com a Nintendo, lançou inovação e mostrou ao mundo que criatividade é tudo, teve sua ascensão e declínio, mas é a empresa com os melhores e mais criativos games EVER. Além de não ficar chorando pelas SOFTHOUSES, seus próprios jogos mostravam a capacidade de seus consoles, conseguia fazer melhor que muitas empresas e seus arcades maravilhosos.  Ela é proprietária da Hatsune Miko, só isso já faz muito dinheiro, além das máquinas de Pachinko no Japão. Desculpem-me haters, mas a SEGA está bem, obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...