quinta-feira, 9 de julho de 2015

Top 30 do Master System



As pessoas que nasceram nos anos 80 e 90 souberam aproveitar a infância aqui no Brasil, que estava em efervescência com o BOOM dos videogames. Superaram a crise nos States e a SEGA resolveu lançar o Master System que não fez sucesso por  lá, mas por aqui foi amor total. O console apresentava um design lindo, jogos incríveis e muita adrenalina... Foram momentos de alugar muitas fitas, chamar a parentada e jogar os melhores clássicos para o console. O Master System fora bem sucedido aqui no Brasil, ele e o Mega Drive conseguiram bater recordes de vendas e o SUCESSO e o bom Marketing da TEC TOY elevou o console.
Muitas pessoas não conhecem a capacidade do console 8-bits da SEGA, por isso mostrarei os 30 melhores jogos já lançados para o console com um pouco de história, bom humor e qualidade. Já deixando avisado, o Master há diversos jogos incríveis e maravilhosos, foi bem HARD construir esta lista.

Prepare yourself, SEGA Fans!

P.S: Sempre usarei as capas nacionais e japonesas, quando houver. Caso não haja a capa nacional, pegarei a americana, mas de toda forma, sempre a nacional.

30 - After Burner
Um dos jogos mais icônicos da SEGA e também um dos mais famosos de todos os tempos. Estreando nos Arcades, logo virou port para os consoles da queridíssima SEGA e foi criado no mesmo momento que Hang On - Out Run e Space Harrier. Um dos jogos mais fáceis da SEGA e utiliza o sistema SEGA X BOARD tecnology, permitindo os turns (ou voltas) que você faz com a F-14, fora a revolução que fizera na época. O intuito é destruir os outros caças e seu arsenal será de muita munição e mísseis, Semelhante ao Space Harrier e é considerado um Rail Shooter, o jogador só precisa atirar e desviar. Seu objetivo é sobreviver aos 18 leveis frenéticos e evitando os mísseis inimigos e colisões. Ele foi exclusivo no Japão, mas logo o Ocidente recebeu uma versão e virou sucesso pelo mundo todo.

29 - Battletoads in Battlemaniacs
Clássico da Rare e exclusivo no Master System pela Tec Toy, o jogo fez muito sucesso depois de ser lançado para o Nintendo 8 bits e Mega Drive, sendo um dos jogos mais difíceis do mundo. A versão do Master chegou em 1996 pela Virgin Interactive e Tec Toy. Foi exclusivo do Super Nintendo e em 1994 sairia na Europa, mas foi cancelado. A história é: Os Battletoads foram visitar a fortaleza de Gyachung-La em Tibet, onde a Psicone Corporation está demonstrando o seu novo sistema de realidade virtual, criada pela Dark Queen. Eles precisam acabar com os planos da vilã e salvar o mundo.

28 - Bubble Bobble
Eu sou um hiper fã da TAITO e este jogo é incrivelmente INCRÍVEL. É tão simples, mas tão completo e divertido. A história e´que dois humanos foram transformados em dragões, chamados de Bub e Bob. Você precisa passar por diversos labirintos capturando inimigos em bolhas. Os dois ports para os consoles da SEGA são fiéis ao Arcade, apesar da resolução e de alguns leveis.

27 - Choplifter
É um jogo de helicóptero desenvolvido por Dan Gorlin e publicado pela Broderburn. Seu dever é resgatar as pessoas dos campos prisionais da guerra. Um jogo simples, mas tão bacana e divertido, tem seu lugar em meu coração. O sucesso desse jogo foi tamanha, que a SEGA se inspirou e fez Air Rescue semelhante.




26 - Tom and Jerry: The Movie
Quando eu joguei a versão do Mega Drive, foi uma decepção sem final. Pensei que a do Master fosse a mesma coisa, mas me enganei e me apaixonei pela versão 8bits que é, por sinal, muito superior ao do Mega. O jogo é tão simples, mas tão divertido, rendendo horas de diversão. Infância declarada e também lembranças de tempos remotos. Teve bastante propaganda nas revistas brasileiras pela Tec Toy e também a equipe da Projeto SEGA Brasil criou um vídeo falando sobre curiosidades.

Confiram o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6LihxponnhA

25 - Golden Axe Warrior
Ok, Sega, isso é totalmente ZELDA. Cadê a originalidade? Depois do sucesso do jogo The Legend of Zelda, a SEGA resolveu criar um jogo semelhante e usando um dos jogos de maior sucesso da época, o Golden Axe.
Death Adder, um poderoso governante, raptou um guardião especial de cristal. Ele tomou o Golden Axe e seus nove cristais. Sua tarefa não é apenas recuperá-los, é aprender várias magias e conseguir acessar o final do labirinto. Um RPG clássico, e aquela época foi a elevação de jogos deste gênero.
Confiram o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=B0vQu78H-Qc

24 - Kenseiden
O jogador assume o papel de Hayato, um samurai com a tarefa de derrotar magos do mal, e recuperar os cinco pergaminhos mágicos e a espada do Rei Dragão. O jogo se passa no Japão no século XVI e os feiticeiros satânicos tomaram conta do seu país. Sua missão não será nada fácil. Eu amo este jogo, e é um dos mais TOPs do Master System.
Confiram o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=Udxfqtvc6UE

23 - Legend of Illusion starring Mickey Mouse
A Disney sambava demais no Master System também... O conceito de sambar é detonar, pessoal HAHAH. Gráficos perfeitos e bem explorados para um jogo de 8-bits, muita qualidade e diversão a toda hora. O jogo só ficou meio fraco, esperava mais depois do Land of Illusion, mas é indispensável também. Rende boas horas de diversão.
 Foi lançado exclusivamente aqui no Brasil.

22 - Renegade
Outro clássico da Taito, uma produtora que deu a mão totalmente ao Master System e sempre terá meu carinho e respeito, trabalhando com tudo para um jogo de qualidade. Comparada ao Double Dragon, beat and up, e também por causa da febre do jogo, a Taito lança uma obra para o console da SEGA. É a continuação direta dos jogos dos Arcades.


21 - Mônica no Castelo do Dragão
É uma versão refeita de Wonder Boy in Monster Land, sucesso dos arcades, agora para o Master System e com os personagens mais carismáticos do Maurício de Sousa. Lançado em 1991, exclusivamente no Brasil, produzido pela Tec Toy e traduzido, pensa que coisa mais fabulosa para a época, jogar um game em seu idioma materno! Está caríssimo e teve uma versão para o Mega Drive.




 20 - Ninja Gaiden
Clássico dos clássicos. Ryo Hayabusa é um descendente do clã de Dragon Ninjas, que mantiveram a paz no Japão por várias gerações. Um dia, ele recebeu a noticia de que sua vila, a Dragon Village, fora atacada por desconhecidos. Desesperado, ele correu para a sua casa, mas era tarde demais. Tudo que ele pôde fazer foi olhar para as ruínas do que um dia foi uma bela e pacífica cidade... E o pior: o Bushydo tinha sido roubado!
Foi desenvolvido pela SIMS e publicado pela SEGA em 1992.
Confira o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=kn8RbsklXPo

19 - Out Run
Jogo icônico e maravilhoso da SEGA por Yu Suzuki, Out Run virou conceito dos melhores jogos de corrida. Desenvolvido pela SEGA AM2 em 1986, foi considerado um marco inicial. Foi o jogo que mais vendeu em Arcades e ganhou diversos prêmios durante o final dos anos 80. Vendeu 20.000 cabines no mundo! Chegou para o Master System com tudo, bem inferior ao do Arcade, mas não ficou devendo em nada!



18 - The NewZealand Story
Outro clássico da Taito que saiu direto dos arcades e chegou no Master System. O jogo é tão simples, mas eu AMO! Você joga com TIKI, um Kiwi, que luta contra o malvado Warlos, que sequestrou todos seus amigos. Jogo maravilhoso de plataforma e totalmente apaixonante. Quem não conhece, eu recomendo! Uma pena que só saiu na Europa!


17 - Wonderboy
Desenvolvido pela Escape e publicado pela SEGA em 1986 para os Arcades e Master System.
Você controla um menino das cavernas chamado Tom-Tom e tem de atravessar por 7 áreas com 4 rounds para salvar sua namorada.
Um jogo de sidescrolling, você controla o jogador e deve desviar de obstáculos e inimigos, sempre pegando itens, pois seu sangue vai acabando.
Após o lançamento do jogo, a série Wonderboy ramificou duas séries no final dos anos 80. Escape (agora Westone) assinaram inicialmente um acordo com a SEGA que deu os direitos sobre o jogo e também para Hudson Soft, dona do Turbo Grafx, chamado por Adventure Island e foi para o SNES. Uma confusão, mas a série e a intelectualidade pertencem à SEGA. Um clássico delicioso para o Master System.

16 - Shinobi
Um clássico dos Arcades que veio direto e quentinho para o console da SEGA. Não devendo nada ao do Arcade e totalmente fiel, Shinobi foi um sucesso de vendas. Ele segue a história de Joe Musashi que deve libertar uma criança da Organização do Zeed.




15 - Rampage
Um clássico dos Arcades que foi portado para o Master System e outros consoles. O jogador controla os personagens: Ralph o lobo, George o Urso e Lizzie o lagarto, e deve destruir o exército, construções e veículos.... Comer pessoas também. Jogo muito divertido e recomendadíssimo.






14 - Rastan
Outro clássico da Taito para o Master System. Eu amo demais este jogo, senti total horror na versão do Mega Drive, pois a versão do Master foi totalmente fiel ao Arcade e a do Mega, prefiro não comentar. Você é Rastan e está num mundo de fantasia e totalmente mágico, as criaturas mais perversas do mundo e misturado com mitologia, torna-se um game desafiador.



13 - Shadow Dancer
Um jogo incrível e totalmente diferente da versão do Mega Drive, pois a versão do Master System é totalmente fiel ao do Arcade. A versão do Arcade é totalmente difícil, se bem que a do Mega não deixa a desejar,no entanto esta versão é completamente diferente do que já viu.




12 - Fantasy Zone
Estrelado por Opa-Opa, uma nave espacial com a tarefa de salvar Fantasy Zone, de um exército de invasores orquestrados por uma força desconhecida. Opa-Opa tem que eliminar oito "bases" através de cada nível antes de ser apresentado com um chefe final, onde a rolagem horizontal é apertado.
Opa-Opa tem dois modos de disparo -  um par de lasers e uma bomba para acertar alvos terrestres. Melhorias de armas e equipamentos há no Shop, apresentado por balões vermelhos que aparecem ao decorrer do nível. Balões amarelos também permitem ao jogador trocar as armas.
O jogo é super colorido e os sons são maravilhosos. Considerado um jogo Cute-and-Up. Eu amo demais este jogo.

11 - The Lucky Dime Caper Starring Donald Duck
Outro clássico da Disney, como sempre, para o Master System. Donald tem que viajar através de alguns níveis para salvar seus sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luisinho do mal da Maga do Feitiço, como o Lucky Dimes roubado por ela. O jogo foi lançado ao mesmo tempo que Quackshot, clássico indispensável do Mega Drive, e é considerada a versão alternativa daqueles que não puderam ter o console na época.

Confiram mais curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=SnJIsHjGqo0

10 - Black Belt
Conhecido no Japão como Hokuto no Ken, é um jogo de beat and up. desenvolvido e publicado pela SEGA. O jogo é baseado no Mangá e anime Hokuto no Ken. Porém quando foi lançado internacionalmente, o jogo não foi com o nome dos personagens e todas as referências removidas, pois não havia a licença. Teve sua continuação no Mega Drive chamado de Last Battle e no Japão Hokuto no Ken Shin Seikimatsu Kyuuseishu Densestu.
Eu amo o jogo, é bem divertido e incrível.


9 - Desert Speedtrap starring  Road Runner and Wile E. Coyote
Gente, eu nunca vi tanta qualidade num jogo igual a este. Muito divertido, não perde em nada na animação e diversão. Um jogo correlato ao do Mega Drive, mas totalmente diferente. Eu hiper recomendo e ganhou até anúncios enormes nas principais revistas da época e na minha favorita, SUPERGAME.







8 - Deep Duck Trouble Starring Donald Duck
Outra joia rara da Disney no período clássico da SEGA.
Tio Patinhas é o cara mais preocupado do mundo em ganhar dinheiro. Ele ouviu falar de uma lenda que dizia que, numa misteriosa ilha, havia um colar que lhe traria tanta sorte quando a moedinha n° 1.
Se fosse verdade, sua enorme fortuna duplicaria. Sem pestanejar, ele partiu para a tal ilha, achou o colar e, ao voltar, começou a se sentir muito leve. Sabendo da volta de seu tio, Donald foi fazer uma visita surpresa e encontro-o inflado no balão, prensado no teto... E aí começa a aventura. Para mim, este é o melhor jogo do Donald no Master.
Confiram as curiosidades no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wuvBRbqeTF8

7 - Phantasy Star
O percursor de todo meu amor pela série começa por aqui, e para as meninas e meninos que viveram os anos 90 e torciam para seu save não ter apagado quando fossem alugar a fita de novo.
Criado e publicado pela SEGA, sua história começou em 1986, quando a SEGA realizou uma pesquisa entre os fãs da empresa, com direito a revista e tudo o mais e eles revelaram que os jogos da Nintendo eram mais esperados por serem RPG.A Nintendo tinha exclusividade e a SEGA de mãos vazias, foi assim que começaram a perceber a importância e resolveram criar seu próprio RPG.
Século Espacial 342. O planeta Palma, um dos três planetas conhecidos por orbitar o Sistema Algo Solar  flutua no espaço. Palma é um mundo exuberante, muito parecido com a terra, com colinas, florestas densas, e vastos oceanos. A população, porém, que é bastante tecnologicamente avançada, vive com medo de seu mundo, pois a zona rural fora invadida por monstros horríveis. Lassic, uma vez que seu governante benevolente, tornou-se um tirano, impondo impostos enormes, esmagando toda a oposição com seus Robotcops implacáveis. Só os corajosos, desesperado, ou estúpido deixar a relativa segurança de suas cidades. Para se aventurar ao exterior é convidar-se à morte.
Nero, um lutador, é morto pelo Robotcops. Alias Landale, sua irmã, coloca-o em seus braços quando ele morre, jurando vingá-lo e depor Lassic. Seu irmão diz para encontrar um lutador chamado Odin, que se juntará à causa. Resta agora apenas com sua força e coragem combater tudo que vier pela frente...


6 - Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Mickey estava um dia todo feliz com a Minnie na floresta, dançando e sentido a vida, até que a terrível Mizrabel, sequestra sua namorada e leva para o Castelo da Ilusões. Quando ele se aproxima da entrada, um velho misterioso oferece ajuda. Mickey deve derrotar os capangas da bruxa e salvar sua amada. Totalmente diferente da versão do Mega Drive, mas com a diversão sem perder.



5 - Land of Illusion Starring Mickey Mouse
Jogo perfeito para o Master System e obra de arte indispensável para quem tem o console...  Mickey vai tirar um sono e acorda num pesadelo. If you know wanna mean? para obter mais informações e curiosidades, confiram o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ec_AebtN1bQ



4 - Sonic the Hedgehog 2
Eu considero o Sonic mais difícil EVER! Ele me incomoda tanto, inclusive a primeira tela com o chefe! rsrs
Depois do estrondoso sucesso do ouriço para o Mega Drive, a SEGA resolveu e não fez mais que sua obrigação de trazer para o Master System. Agora com um toque 8bits e muita emoção, este Sonic quebra barreiras de diversão e desafio. Ele voltou com um amigo para detonar os planos do terrível Dr. Eggman (a.k.a. Robotnick), agora com o Tails <3


3 - Alex Kidd in Shinobi World
Eu amo demais este jogo e a SEGA foi foda em colocar os elementos do Shinobi, tanto cenários, música e afins, com o personagem que seria o símbolo da empresa naquele tempo. Esse é o único jogo da SEGA que tem medidor de vida. Confiram o review do jogo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MPbxdjMKv1I





2 - Sonic the Hedgehog
Dr. Ivo Robotnick (a.k.a Eggman), um cientista maluco, está transformando inocentes animais em monstros mecânicos. Somente os habitantes da floresta pode acabar com a perversidade. Sonic, um porco espinho, que apesar de ser pequeno vai à luta para mostrar que tem um grande coração. Depois de atingir o sucesso absoluto do Mega Drive, a SEGA não poderia deixar de levar seu mascote ao console 8bits.

1 - Alex Kidd in Miracle World
Sorry, Sonic, mas não dá! Alex é o melhor no console do Master System. Você bate, esquiva, procura, desvia, compra itens e tem Jo Ken Po! O jogo tornou-se tão popular que a SEGA estava pensando em torná-lo o mascote da empresa, no entanto mudou de ideia. É um jogo de plataforma viciante que foi o que lutou contra o Mario por um bom tempo. Você vive no planeta Aries, e é expert em artes marciais. De resto vocês já conhecem!





Se a sua desculpa é falar: _Ah, não tenho Master!! A SEGA fez vários periféricos que dá acesso aos seus jogos.

O Master Gear, o adaptador para jogar Master em Game Gear <3

Power Base, conversor para jogar no Mega Drive modelo 1.


Cartucho para jogar Master System no Mega Drive. 

E para você, qual seria seu top 30? Deixe nos comentários e enjoy!