quinta-feira, 9 de julho de 2015

Top 30 do Master System



As pessoas que nasceram nos anos 80 e 90 souberam aproveitar a infância aqui no Brasil, que estava em efervescência com o BOOM dos videogames. Superaram a crise nos States e a SEGA resolveu lançar o Master System que não fez sucesso por  lá, mas por aqui foi amor total. O console apresentava um design lindo, jogos incríveis e muita adrenalina... Foram momentos de alugar muitas fitas, chamar a parentada e jogar os melhores clássicos para o console. O Master System fora bem sucedido aqui no Brasil, ele e o Mega Drive conseguiram bater recordes de vendas e o SUCESSO e o bom Marketing da TEC TOY elevou o console.
Muitas pessoas não conhecem a capacidade do console 8-bits da SEGA, por isso mostrarei os 30 melhores jogos já lançados para o console com um pouco de história, bom humor e qualidade. Já deixando avisado, o Master há diversos jogos incríveis e maravilhosos, foi bem HARD construir esta lista.

Prepare yourself, SEGA Fans!

P.S: Sempre usarei as capas nacionais e japonesas, quando houver. Caso não haja a capa nacional, pegarei a americana, mas de toda forma, sempre a nacional.

30 - After Burner
Um dos jogos mais icônicos da SEGA e também um dos mais famosos de todos os tempos. Estreando nos Arcades, logo virou port para os consoles da queridíssima SEGA e foi criado no mesmo momento que Hang On - Out Run e Space Harrier. Um dos jogos mais fáceis da SEGA e utiliza o sistema SEGA X BOARD tecnology, permitindo os turns (ou voltas) que você faz com a F-14, fora a revolução que fizera na época. O intuito é destruir os outros caças e seu arsenal será de muita munição e mísseis, Semelhante ao Space Harrier e é considerado um Rail Shooter, o jogador só precisa atirar e desviar. Seu objetivo é sobreviver aos 18 leveis frenéticos e evitando os mísseis inimigos e colisões. Ele foi exclusivo no Japão, mas logo o Ocidente recebeu uma versão e virou sucesso pelo mundo todo.

29 - Battletoads in Battlemaniacs
Clássico da Rare e exclusivo no Master System pela Tec Toy, o jogo fez muito sucesso depois de ser lançado para o Nintendo 8 bits e Mega Drive, sendo um dos jogos mais difíceis do mundo. A versão do Master chegou em 1996 pela Virgin Interactive e Tec Toy. Foi exclusivo do Super Nintendo e em 1994 sairia na Europa, mas foi cancelado. A história é: Os Battletoads foram visitar a fortaleza de Gyachung-La em Tibet, onde a Psicone Corporation está demonstrando o seu novo sistema de realidade virtual, criada pela Dark Queen. Eles precisam acabar com os planos da vilã e salvar o mundo.

28 - Bubble Bobble
Eu sou um hiper fã da TAITO e este jogo é incrivelmente INCRÍVEL. É tão simples, mas tão completo e divertido. A história e´que dois humanos foram transformados em dragões, chamados de Bub e Bob. Você precisa passar por diversos labirintos capturando inimigos em bolhas. Os dois ports para os consoles da SEGA são fiéis ao Arcade, apesar da resolução e de alguns leveis.

27 - Choplifter
É um jogo de helicóptero desenvolvido por Dan Gorlin e publicado pela Broderburn. Seu dever é resgatar as pessoas dos campos prisionais da guerra. Um jogo simples, mas tão bacana e divertido, tem seu lugar em meu coração. O sucesso desse jogo foi tamanha, que a SEGA se inspirou e fez Air Rescue semelhante.




26 - Tom and Jerry: The Movie
Quando eu joguei a versão do Mega Drive, foi uma decepção sem final. Pensei que a do Master fosse a mesma coisa, mas me enganei e me apaixonei pela versão 8bits que é, por sinal, muito superior ao do Mega. O jogo é tão simples, mas tão divertido, rendendo horas de diversão. Infância declarada e também lembranças de tempos remotos. Teve bastante propaganda nas revistas brasileiras pela Tec Toy e também a equipe da Projeto SEGA Brasil criou um vídeo falando sobre curiosidades.

Confiram o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6LihxponnhA

25 - Golden Axe Warrior
Ok, Sega, isso é totalmente ZELDA. Cadê a originalidade? Depois do sucesso do jogo The Legend of Zelda, a SEGA resolveu criar um jogo semelhante e usando um dos jogos de maior sucesso da época, o Golden Axe.
Death Adder, um poderoso governante, raptou um guardião especial de cristal. Ele tomou o Golden Axe e seus nove cristais. Sua tarefa não é apenas recuperá-los, é aprender várias magias e conseguir acessar o final do labirinto. Um RPG clássico, e aquela época foi a elevação de jogos deste gênero.
Confiram o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=B0vQu78H-Qc

24 - Kenseiden
O jogador assume o papel de Hayato, um samurai com a tarefa de derrotar magos do mal, e recuperar os cinco pergaminhos mágicos e a espada do Rei Dragão. O jogo se passa no Japão no século XVI e os feiticeiros satânicos tomaram conta do seu país. Sua missão não será nada fácil. Eu amo este jogo, e é um dos mais TOPs do Master System.
Confiram o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=Udxfqtvc6UE

23 - Legend of Illusion starring Mickey Mouse
A Disney sambava demais no Master System também... O conceito de sambar é detonar, pessoal HAHAH. Gráficos perfeitos e bem explorados para um jogo de 8-bits, muita qualidade e diversão a toda hora. O jogo só ficou meio fraco, esperava mais depois do Land of Illusion, mas é indispensável também. Rende boas horas de diversão.
 Foi lançado exclusivamente aqui no Brasil.

22 - Renegade
Outro clássico da Taito, uma produtora que deu a mão totalmente ao Master System e sempre terá meu carinho e respeito, trabalhando com tudo para um jogo de qualidade. Comparada ao Double Dragon, beat and up, e também por causa da febre do jogo, a Taito lança uma obra para o console da SEGA. É a continuação direta dos jogos dos Arcades.


21 - Mônica no Castelo do Dragão
É uma versão refeita de Wonder Boy in Monster Land, sucesso dos arcades, agora para o Master System e com os personagens mais carismáticos do Maurício de Sousa. Lançado em 1991, exclusivamente no Brasil, produzido pela Tec Toy e traduzido, pensa que coisa mais fabulosa para a época, jogar um game em seu idioma materno! Está caríssimo e teve uma versão para o Mega Drive.




 20 - Ninja Gaiden
Clássico dos clássicos. Ryo Hayabusa é um descendente do clã de Dragon Ninjas, que mantiveram a paz no Japão por várias gerações. Um dia, ele recebeu a noticia de que sua vila, a Dragon Village, fora atacada por desconhecidos. Desesperado, ele correu para a sua casa, mas era tarde demais. Tudo que ele pôde fazer foi olhar para as ruínas do que um dia foi uma bela e pacífica cidade... E o pior: o Bushydo tinha sido roubado!
Foi desenvolvido pela SIMS e publicado pela SEGA em 1992.
Confira o vídeo sobre curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=kn8RbsklXPo

19 - Out Run
Jogo icônico e maravilhoso da SEGA por Yu Suzuki, Out Run virou conceito dos melhores jogos de corrida. Desenvolvido pela SEGA AM2 em 1986, foi considerado um marco inicial. Foi o jogo que mais vendeu em Arcades e ganhou diversos prêmios durante o final dos anos 80. Vendeu 20.000 cabines no mundo! Chegou para o Master System com tudo, bem inferior ao do Arcade, mas não ficou devendo em nada!



18 - The NewZealand Story
Outro clássico da Taito que saiu direto dos arcades e chegou no Master System. O jogo é tão simples, mas eu AMO! Você joga com TIKI, um Kiwi, que luta contra o malvado Warlos, que sequestrou todos seus amigos. Jogo maravilhoso de plataforma e totalmente apaixonante. Quem não conhece, eu recomendo! Uma pena que só saiu na Europa!


17 - Wonderboy
Desenvolvido pela Escape e publicado pela SEGA em 1986 para os Arcades e Master System.
Você controla um menino das cavernas chamado Tom-Tom e tem de atravessar por 7 áreas com 4 rounds para salvar sua namorada.
Um jogo de sidescrolling, você controla o jogador e deve desviar de obstáculos e inimigos, sempre pegando itens, pois seu sangue vai acabando.
Após o lançamento do jogo, a série Wonderboy ramificou duas séries no final dos anos 80. Escape (agora Westone) assinaram inicialmente um acordo com a SEGA que deu os direitos sobre o jogo e também para Hudson Soft, dona do Turbo Grafx, chamado por Adventure Island e foi para o SNES. Uma confusão, mas a série e a intelectualidade pertencem à SEGA. Um clássico delicioso para o Master System.

16 - Shinobi
Um clássico dos Arcades que veio direto e quentinho para o console da SEGA. Não devendo nada ao do Arcade e totalmente fiel, Shinobi foi um sucesso de vendas. Ele segue a história de Joe Musashi que deve libertar uma criança da Organização do Zeed.




15 - Rampage
Um clássico dos Arcades que foi portado para o Master System e outros consoles. O jogador controla os personagens: Ralph o lobo, George o Urso e Lizzie o lagarto, e deve destruir o exército, construções e veículos.... Comer pessoas também. Jogo muito divertido e recomendadíssimo.






14 - Rastan
Outro clássico da Taito para o Master System. Eu amo demais este jogo, senti total horror na versão do Mega Drive, pois a versão do Master foi totalmente fiel ao Arcade e a do Mega, prefiro não comentar. Você é Rastan e está num mundo de fantasia e totalmente mágico, as criaturas mais perversas do mundo e misturado com mitologia, torna-se um game desafiador.



13 - Shadow Dancer
Um jogo incrível e totalmente diferente da versão do Mega Drive, pois a versão do Master System é totalmente fiel ao do Arcade. A versão do Arcade é totalmente difícil, se bem que a do Mega não deixa a desejar,no entanto esta versão é completamente diferente do que já viu.




12 - Fantasy Zone
Estrelado por Opa-Opa, uma nave espacial com a tarefa de salvar Fantasy Zone, de um exército de invasores orquestrados por uma força desconhecida. Opa-Opa tem que eliminar oito "bases" através de cada nível antes de ser apresentado com um chefe final, onde a rolagem horizontal é apertado.
Opa-Opa tem dois modos de disparo -  um par de lasers e uma bomba para acertar alvos terrestres. Melhorias de armas e equipamentos há no Shop, apresentado por balões vermelhos que aparecem ao decorrer do nível. Balões amarelos também permitem ao jogador trocar as armas.
O jogo é super colorido e os sons são maravilhosos. Considerado um jogo Cute-and-Up. Eu amo demais este jogo.

11 - The Lucky Dime Caper Starring Donald Duck
Outro clássico da Disney, como sempre, para o Master System. Donald tem que viajar através de alguns níveis para salvar seus sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luisinho do mal da Maga do Feitiço, como o Lucky Dimes roubado por ela. O jogo foi lançado ao mesmo tempo que Quackshot, clássico indispensável do Mega Drive, e é considerada a versão alternativa daqueles que não puderam ter o console na época.

Confiram mais curiosidades do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=SnJIsHjGqo0

10 - Black Belt
Conhecido no Japão como Hokuto no Ken, é um jogo de beat and up. desenvolvido e publicado pela SEGA. O jogo é baseado no Mangá e anime Hokuto no Ken. Porém quando foi lançado internacionalmente, o jogo não foi com o nome dos personagens e todas as referências removidas, pois não havia a licença. Teve sua continuação no Mega Drive chamado de Last Battle e no Japão Hokuto no Ken Shin Seikimatsu Kyuuseishu Densestu.
Eu amo o jogo, é bem divertido e incrível.


9 - Desert Speedtrap starring  Road Runner and Wile E. Coyote
Gente, eu nunca vi tanta qualidade num jogo igual a este. Muito divertido, não perde em nada na animação e diversão. Um jogo correlato ao do Mega Drive, mas totalmente diferente. Eu hiper recomendo e ganhou até anúncios enormes nas principais revistas da época e na minha favorita, SUPERGAME.







8 - Deep Duck Trouble Starring Donald Duck
Outra joia rara da Disney no período clássico da SEGA.
Tio Patinhas é o cara mais preocupado do mundo em ganhar dinheiro. Ele ouviu falar de uma lenda que dizia que, numa misteriosa ilha, havia um colar que lhe traria tanta sorte quando a moedinha n° 1.
Se fosse verdade, sua enorme fortuna duplicaria. Sem pestanejar, ele partiu para a tal ilha, achou o colar e, ao voltar, começou a se sentir muito leve. Sabendo da volta de seu tio, Donald foi fazer uma visita surpresa e encontro-o inflado no balão, prensado no teto... E aí começa a aventura. Para mim, este é o melhor jogo do Donald no Master.
Confiram as curiosidades no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wuvBRbqeTF8

7 - Phantasy Star
O percursor de todo meu amor pela série começa por aqui, e para as meninas e meninos que viveram os anos 90 e torciam para seu save não ter apagado quando fossem alugar a fita de novo.
Criado e publicado pela SEGA, sua história começou em 1986, quando a SEGA realizou uma pesquisa entre os fãs da empresa, com direito a revista e tudo o mais e eles revelaram que os jogos da Nintendo eram mais esperados por serem RPG.A Nintendo tinha exclusividade e a SEGA de mãos vazias, foi assim que começaram a perceber a importância e resolveram criar seu próprio RPG.
Século Espacial 342. O planeta Palma, um dos três planetas conhecidos por orbitar o Sistema Algo Solar  flutua no espaço. Palma é um mundo exuberante, muito parecido com a terra, com colinas, florestas densas, e vastos oceanos. A população, porém, que é bastante tecnologicamente avançada, vive com medo de seu mundo, pois a zona rural fora invadida por monstros horríveis. Lassic, uma vez que seu governante benevolente, tornou-se um tirano, impondo impostos enormes, esmagando toda a oposição com seus Robotcops implacáveis. Só os corajosos, desesperado, ou estúpido deixar a relativa segurança de suas cidades. Para se aventurar ao exterior é convidar-se à morte.
Nero, um lutador, é morto pelo Robotcops. Alias Landale, sua irmã, coloca-o em seus braços quando ele morre, jurando vingá-lo e depor Lassic. Seu irmão diz para encontrar um lutador chamado Odin, que se juntará à causa. Resta agora apenas com sua força e coragem combater tudo que vier pela frente...


6 - Castle of Illusion Starring Mickey Mouse
Mickey estava um dia todo feliz com a Minnie na floresta, dançando e sentido a vida, até que a terrível Mizrabel, sequestra sua namorada e leva para o Castelo da Ilusões. Quando ele se aproxima da entrada, um velho misterioso oferece ajuda. Mickey deve derrotar os capangas da bruxa e salvar sua amada. Totalmente diferente da versão do Mega Drive, mas com a diversão sem perder.



5 - Land of Illusion Starring Mickey Mouse
Jogo perfeito para o Master System e obra de arte indispensável para quem tem o console...  Mickey vai tirar um sono e acorda num pesadelo. If you know wanna mean? para obter mais informações e curiosidades, confiram o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ec_AebtN1bQ



4 - Sonic the Hedgehog 2
Eu considero o Sonic mais difícil EVER! Ele me incomoda tanto, inclusive a primeira tela com o chefe! rsrs
Depois do estrondoso sucesso do ouriço para o Mega Drive, a SEGA resolveu e não fez mais que sua obrigação de trazer para o Master System. Agora com um toque 8bits e muita emoção, este Sonic quebra barreiras de diversão e desafio. Ele voltou com um amigo para detonar os planos do terrível Dr. Eggman (a.k.a. Robotnick), agora com o Tails <3


3 - Alex Kidd in Shinobi World
Eu amo demais este jogo e a SEGA foi foda em colocar os elementos do Shinobi, tanto cenários, música e afins, com o personagem que seria o símbolo da empresa naquele tempo. Esse é o único jogo da SEGA que tem medidor de vida. Confiram o review do jogo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MPbxdjMKv1I





2 - Sonic the Hedgehog
Dr. Ivo Robotnick (a.k.a Eggman), um cientista maluco, está transformando inocentes animais em monstros mecânicos. Somente os habitantes da floresta pode acabar com a perversidade. Sonic, um porco espinho, que apesar de ser pequeno vai à luta para mostrar que tem um grande coração. Depois de atingir o sucesso absoluto do Mega Drive, a SEGA não poderia deixar de levar seu mascote ao console 8bits.

1 - Alex Kidd in Miracle World
Sorry, Sonic, mas não dá! Alex é o melhor no console do Master System. Você bate, esquiva, procura, desvia, compra itens e tem Jo Ken Po! O jogo tornou-se tão popular que a SEGA estava pensando em torná-lo o mascote da empresa, no entanto mudou de ideia. É um jogo de plataforma viciante que foi o que lutou contra o Mario por um bom tempo. Você vive no planeta Aries, e é expert em artes marciais. De resto vocês já conhecem!





Se a sua desculpa é falar: _Ah, não tenho Master!! A SEGA fez vários periféricos que dá acesso aos seus jogos.

O Master Gear, o adaptador para jogar Master em Game Gear <3

Power Base, conversor para jogar no Mega Drive modelo 1.


Cartucho para jogar Master System no Mega Drive. 

E para você, qual seria seu top 30? Deixe nos comentários e enjoy!


















3 comentários:

  1. double dragon e outrun mereciam pelo menos uma menção honrosa.

    ResponderExcluir
  2. não ter Jogos de Verão, Alex Kidd em Shinobi Word e R-Tyoe não vale..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex Kidd in shinobi world tá em terceiro, r-type não é muito bom.
      Jogos de verão até faz falta, mas precisa de pelo menos dois jogadores pra ficar bom.

      Excluir

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...