quinta-feira, 14 de maio de 2015

Supergame, a revista que conquistou o Brasil na década de 90.


Quando eu leio minhas Supergames, eu sinto uma alegria incrível de relembrar minha infância magnifica e a SEGA que bombava naquela época, com novidades, tecnologia de ponta, criatividade, assiduidade e compromisso com seus fãs. O Brasil foi o país adotou a SEGA como ícone principal de sua cultura nos anos 90 e a TecToy foi a empresa responsável por trazer alegria aos lares brasileiros, mesmo quando a economia aqui não era boa (para falar que sempre foi péssima!).
Para relembrar da TecToy, confiram nosso post: http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/tectoy-empresa-que-dominou-o-mercado-de.html

Depois do fracasso da Atari e da crise que deu nos Estados Unidos, o mercado de games enfraqueceu de vez nos anos 80 e muitas pessoas ficaram decididas em apenas jogar nos Arcades da época - muito diferente dos fliperamas brasileiros - jogando apenas por diversão. Nesta época, depois do fim da Atari (não o fim total, mas do seu tempo de ouro), a Nintendo resolveu mostrar sua capacidade e lançar o Nintendo 8Bits. O mercado estava indeciso e incerto, mas aos poucos a Nintendo foi adquirindo a confiança e mostrando games de qualidade e inovadores. Foi aí que ela cresceu no Mercado Americano, pois retornou toda aquela carência de jogos.

A SEGA, empresa bem sucedida lá no Japão, com arcades de qualidade e com o SEGA MARK: Vide aqui o post sobre seu primeiro console: http://osfasdasega.blogspot.com.br/2014/07/conheca-o-sg-1000-o-videogame-lenda-da.html, resolveu se aventurar lá no Ocidente lançando o Master System.
No entanto, ela contratou a TONKA Toys (empresa especializada em brinquedos) para divulgar seu console, mas... Foi um tiro certeiro pela culatra! A Tonta, ops, Tonka Toys sabia nada acerca de videogames e fez queimar sua imagem nos Estados Unidos, dominado pela Nintendo.

Com isso, a SEGA investiu na Europa, Oceânia e aqui no Brasil, graças ao presidente da TecToy. Ele analisou o mercado e viu a importância e febre dos videogames. Logo, o Master System já estava na graça e no coração do público. Vendo isso, a SUPERGAME chega ao mercado brasileiro e torna-se febre nacional como a melhor revista falando da SEGA.


E por que a Supergame era a melhor revista sobre a SEGA? Darei os motivos agora mesmo!
Eu, como leitor assíduo e fanático pela revista, ficava encantado com as matérias e bom humor, com uma linguagem simples e prática. As análises dos jogos eram fáceis e compreensíveis, sempre com muita informação e simpatia. Havia vários pôsteres maneiros e incríveis, dicas dos jogos, códigos e torneios. Novidades sobre o que acontecia no Japão e Estados Unidos, últimos lançamentos, projetos da SEGA e muito mais. É uma revista indispensável para quem é colecionador da SEGA e tudo o mais.

Olha os tesouros que vinham nas revistas:



Havia sempre publicações das locadoras ou atacadistas que os deixarão com saudades dos anos 90:


E também seus personagens memoráveis e alegres, tais como:


O CHEFE: O poderoso da redação que ditava as ordens e trazia muito conteúdo e irreverência, além dos resumos e diversão. O Chefe foi o personagem principal da revista, cheio de ordens e ótimas respostas, ícone importantíssimo.

Baby Betinho: Cheio de dicas e truques, o cabeça dos códigos da edição. O jogador e amante número 1 do Master System. 
Marjorie Bros: Uma resposta contra as pessoas que achavam os games apenas para meninos, MENTIRA. Marjorie era tão viciada quanto e até melhor.  Uma personagem fundamental.

A Criatividade do Chefe era incrível, toda edição, entre o sumário e as cartas, ele falava algo interessante e como seria a revista hoje. Muito bacana.

A revista foi o marco das revistas nos anos 90, quando a febre dos videogames tornaram-se evolutivos em escalas grandiosas, mostrando ser um mercado totalmente lucrativo, educativo e necessário.

SuperGamePower era uma revista de games brasileira, da editora Nova Cultural, que nasceu depois da fusão das revistas Super Game e Game Power também da editora Nova Cultural.
O primeiro número da revista foi às bancas em abril de 1994, e trazia matérias sobre todas as plataformas da época, não só os consoles da Sega e Nintendo mas também 3DO,Jaguar e PC. A revista trazia matérias exclusivas e resenhas originais da revista americana GamePro (estas últimas, aos poucos, foram cedendo espaço aos resenhistas da própria revista).
A revista era publicada mensalmente, e esporadicamente eram lançadas edições especiais da revista, como edições especiais só com dicas ou só com golpes de games de luta.

Seções da Revista

  • Cartas: Já teve o nome de "Super GP Cartas" no início da revista. Seção destinada a cartas dos leitores, e desenhos enviados pelos leitores para a seção "Arte no Envelope" em que o melhor desenho ganhava algum prêmio. Esta seção da revista incluia algumas sub-seções como "Classificados" e "Jogo Frágil", somente com cartas de leitoras (a partir da edição 16 - julho/1995 - o nome desta sub-seção mudaria para "Rosa Shock" após diversas acusações de machismo devido ao nome), às quais eram (quase) sempre respondidas por Marjorie Bros.
  • SGP na Rede: Inicialmente uma sub-seção da seção de Cartas, era dedicada a responder a e-mails de leitores e foi publicada pela primeira vez na edição 46 (janeiro/1998). Com a proliferação da Internet, esta seção foi se expandindo, passando a ocupar uma página inteira a partir da edição 62 (maio/1999), na qual também divulgava dicas de sites na Internet, e na edição 73 (abril/2000), tornou-se seção própria, independente da seção de cartas.
  • Circuito Aberto: Reportagens sobre o mundo dos games (sistemas em desenvolvimento, primeiras notícias de jogos, feiras e exposições etc.).
  • Pré-Estreia: Previews de games que serão lançados em breve. Deixou de ser seção própria da revista na edição 73 (abril/2000), quando os previews passaram a ser integrados às seções de cada plataforma, mas retornou na edição 89 (agosto/2001) quando o projeto gráfico da revista mudou novamente.
  • Painel: Seção com reviews curtos e sem notas, essa seção durou apenas 15 meses na revista, entre as edições 50 (maio/1998) e 65 (agosto/1999). Era similar às páginas de reviews curtos publicadas no primeiro ano da revista.
  • Golpe Final: Seção com listas de golpes, combos e algumas dicas de games de luta. Durou até a edição 60 (março/1999).
  • Esporte Total: Seção dedicada a games de esporte em geral. Com o projeto gráfico inaugurado em 2000 (edição 73, mês de abril), no qual as seções da revista passaram a ser divididas de acordo com a plataforma, a seção foi extinta.
  • SGP Dicas: Dicas e trapaças de games, com codigos de Gameshark sendo publicados a partir da edição 62 (maio/1999).
  • Detonado: Roteiros para completar jogos, passo-a-passo. Normalmente eram publicados dois jogos por edição, mas por vezes somente um jogo era mostrado - especialmente a partir da era dos 32 bits, quando os jogos se tornaram mais longos. Algumas vezes, também, não havia espaço suficiente para um único jogo, então a matéria era dividida entre duas edições.
  • Computer Zone: Seção antiga da revista onde ficavam os games de PC, durou até a edição 49 (abril/1998). Depois do fim dessa seção, os games de PC passaram a ser resenhados junto aos dos consoles.
  • Super GP Express: Seção antiga da revista, tratava de RPGs de tabuleiro, HQ, música e livros. Extinta após a edição 30 (setembro/1996).
  • Flashback: Reviews sem nota de games antigos. Estreou na edição 19 (outubro/1995), e foi até a edição 87 (junho/2001).
  • Final Stage: Nesta seção a revista mostrava o final de algum game específico. Publicada pela última vez na edição 38 (maio/1997), mostrando o final de Final Fantasy VII.

Última Edição

A revista foi editada pela editora Nova Cultural até a edição 90, de setembro de 2001. Após essa edição (que não tinha nenhuma informação sobre o futuro da revista) a revista ficou fora de circulação até maio de 2002, quando voltou às bancas, agora sendo editada pela editora Option, já sem a parceria da GamePro, mas sob licença da editora Nova Cultural. A princípio, a publicação continuou mensal (com exceção da edição 98, que valeu para dezembro de 2002 e janeiro de 2003), mas depois da edição 100 (março/2003) deixou de ter periodicidade fixa. A última edição, de número 133, foi publicada em dezembro de 2006. Fonte: Wikipedia.

Minha coleção ainda está intacta e eu amo demais!

Para saber mais e baixar em pdfs, acesse: http://datacassete.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...