domingo, 6 de julho de 2014

Master System, o videogame que conquistou os brasileiros e fez da Tectoy um ícone!

O Master System foi criado para competir diretamente contra o NES (Nintendo Entertainment System), que era dona do mercado americano, (SIM, A SEGA É AMERICANA E NÃO JAPONESA).


Enfrentou uma grande dificuldade pela frente, pois a Nintendo tinha exclusividades com as softwares TOP da época, mas mesmo assim a SEGA não teve medo de se arriscar e lançou o videogame mais carismático de todos os tempos.
Esses contratos da Nintendo não permitiam as Softwares desenvolver para nenhum outro console. Vendo isso, a SEGA lançou o que tinha de melhor em si mesmo, SEUS JOGOS.

O Master System fora lançado, mas o pessoal não tinha muito interesse no aparelho, isso foi um choque para a SEGA. Ainda mais nos Estados Unidos que a Nintendo dominava, a SEGA com desespero vende os direitos à Tonta TOYS  ( Tonka Toys), que não entendia absolutamente nada sobre videogames e sua área era apenas em brinquedos. A SEGA só recuperou os direitos entre 1991 e 1992, mas lançou o Mega Drive e começou a conquistar o público.

A Tectoy fez contrato com a SEGA para lançar seu videogame em terras tupiniquins e conquistar o mercado brasileiro com essa interatividade que, até então, era desconhecido. Pronto, a SEGA concordou e a TECTOY trouxe o videogame que foi paixão à primeira vista dos brasileiros. Master System. Aqui a SEGA estava ganhando o crédito que merecia, embora que na Coréia do Sul, Europa e Austrália ele ia muito bem, obrigado! O videogame chegou no mercado em Abril de 1988 e lançado no país oficialmente em setembro de 1989. 

J.J. Jogando Master System num episódio do clássico anime!
O videogame vendia que nem água no Brasil e todo mundo só queria Master System, já que o Nintendinho não era oficial e sim por outros aparelhos. A TecToy fez um belo Marketing e aproveitou vários desenhos de sucesso na época para alavancar as vendas do console. Um exemplo disso é o Zillion, desenho que passava na Rede Globo e pela Rede Gazeta. Virou a revolução dos videogames e todos queriam ter a arma do J.J, a Light Phaser. A Sega sabia que no Brasil estava em boas mãos!

A Tectoy fez diversas modificações em alguns jogos da SEGA para ficar com o gostinho brasileiro e alguns ela mesmo criou. 
Mônica, Sapo Xulé, Chapolin e Pica-Pau foram a própria TecToy que elaborou, alguns ela só usava mesmo a mecânica dos jogos da SEGA.

Sega sambando na Nintendo desde 1989.
O jogo Fantasy Zone virou dois ports ilegais para o Nintendinho, uma pela Sunsoft e outra pela Tengen. Apesar de estar sem licença, o port que fica melhorzinho é o da Tengen. 
Sem o conhecimento de muitos fãs, alguns jogos da SEGA foram pirateados para o Nintendinho. 
Não se sabe exatamente como era possível, pois a Tengen trouxe para os EUA sem o selo de aprovação da Nintendo e muitas das vezes com chips que iria ignorar as táticas de prevenção de pirataria que a Nintendo havia adotado. Nintendo por muitas vezes ficou envolvida em batalhas legais contra Tengen (especialmente quando ele veio para o lançamento de Tetris, em que tanto a Nintendo e Tengen tinha lançado uma versão). Viraram itens de colecionador. Por outro lado das coisas , a maioria desses jogos foram lançados em cerca de 1989/1990 , numa altura em que as vendas de NES estavam prestes a cair , graças ao Mega Drive. Nenhum desses ports chegam aos pés da qualidade do Master. Confiram quais sairam:
After Burner II
Alien Syndrome
Altered Beast
Fantasy Zone
Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa
Shinobi
Space Harrier


Revista Ação Games - 1990. Isso sim era guerra!

O Master System é o console que faz lembrar totalmente dos anos 90 e da sua grandiosidade, remetendo-nos às lembranças mais gostosas da nossa infância. 

Quando Sonic saiu para o Mega Drive, foi um sucesso extremo. Todos queriam ter o videogame por causa daquela velocidade nunca vista em nenhum jogo (BLAST PROCESSING), mas a SEGA viu que nem todos tinham condições e lançou para o Master System também. O Sonic do Master System é diferente, mas tem o mesmo carinho de todos os Sonics. 

Enfim, o Master System sempre será lembrado e terá espaço em nossos corações.