O Mercado de Games estourando lá fora e aqui no Brasil o povo
se contentava apenas com o Atari. Foi aí que a Tec Toy, indústria de brinquedos
resolveu entrar neste mercado competitivo que o Brasil pode sim gostar de
games!
Está com 25 anos e o povo nem liga e trata com descaso, mas
foi a Tectoy que te trouxe a diversão e as inovações da SEGA para cá. (SIM, NÃO
ADMITO QUE FALEM MAL DELA).
Grafada antigamente como Tec Toy, a distribuidora percebeu que
o mercado de games poderia ser um ramo lucrativo e ainda mais nos anos 90, um
turbilhão de novas tendências e tecnologias.
Ela é conhecida no mundo todo por ser a distribuidora oficial
da SEGA aqui no Brasil.
Diferentemente da Tonta, ops, Tonka Toys, a Tec Toy sabia
elevar com criatividade e um Marketing bem desenvolvido, as vendas do Master
System.
Sua fundação foi dia 18 de setembro de 1987, por Daniel
Dazcal. Seu objetivo era fabnicar brinquedos de alta tecnologia, que era um
mercado sem exploração aqui.
Com a SEGA, ela conduziu seu crescimento com a popularidade do
Master System e Mega
Conquistou 75%
do mercado de jogos eletrônicos no Brasil e faturou 115 milhões de dólares em
1994, sua linha de produtos
começou a presenciar um desaquecimento nas vendas. E a Crise Asiática, em 1997
prejudicou taxas de
jurose influenciou nos compromissos financeiros da empresa. Os dois
fatores fizeram com que a Tectoy entrasse em concordata em dezembro daquele ano.
3 em 1 em vários títulos! |
Sempre alinhada com os lançamentos do Sonic ao redor do mundo! |
Promoções iradas! |
Apenas em
outubro de 2000, com o fim do processo, conseguiu iniciar a retomada gradual de
seu faturamento. Foi também nessa época que reposicionou-se como companhia de entretenimento. A
mudança veio acompanhada de novas linhas de produtos, como aparelhos de videokê e DVDs. A TecToy já sabia que a SEGA estava mal
das pernas.
Em 2005, criou
um estúdio de desenvolvimento de jogos, Tectoy
Digital, focado em plataformas móveis. Em 2009, o Zeebo, seu primeiro
console independente, desenvolvido em parceria com a Qualcomm,
foi lançado em mercados
emergentes (e
descontinuado em 2011). Desde
então, a Tectoy está focada na ampliação de linha de eletrônicos oferecidos e
no retorno à lucratividade nas operações.
1987–97: Origens e
sucesso com a Sega
Lançado em 1989, o Master foi o primeiro sucesso da
SEGA aqui no Brasil graças ao Marketing da Tectoy.
Na década de 1980, em sua metade, muitas empresas
aqui no Brasil enfrentavam dificuldades em trabalhar com componentes
sofisticados, precisando de serviços adaptados pelas terceirizações. Com essa
necessidade é que Daniel Dazcal, então vice-presidente da Sharp no Brasil,
resolveu abandonar seu emprego e focar em outro ramo. Foi buscando ramos para oferecer
os serviços, sendo autônomo totalmente. A empresa que dominava o mercado,
a Estrela, encerrou o ano de 1987 com mais de
metade das vendas do setor em suas mãos e com um faturamento de 16 bilhões de cruzados
(cerca de 1,5 bilhão de reais).
É melhor! |
Ela sambou na cara da sociedade traduzindo o primeiro e mais famoso RPG da SEGA, Phantasy Star! |
Em vez de oferecer seu expertise para
a Estrela, Dazcal decidiu iniciar uma empreitada própria. Dessa forma, chamou o
empresário Leo Kryss, da Evadin, para entrar no negócio e
compor a empresa como diretor. Nos Estados Unidos, no início da década de
1980, os brinquedos eletrônicos mantinham uma participação de 10% a 15% nas
vendas totais do setor. No Brasil, no entanto, as condições turbulentas da
economia não favoreceram o sucesso desses produtos antes do surgimento da
Tectoy. O primeiro produto da empresa marcou também o início do relacionamento
entre a Tectoy e a japonesa Sega: a pistola Zillion,
lançada em maio de 1988, acabou tornando-se um sucesso de vendas.
Sim, eu me sentia da trupe do J.J, Champ e Apple! Querem matar a saudade, vejam aqui a abertura: https://www.youtube.com/watch?v=fFZr9g4mQIo |
Mas acho que o povo levou a sério! hAHAHAUHEUAHEUA |
Mesmo
assim, isso não foi suficiente para que a Sega autorizasse a Tectoy a fabricar
seus consoles. Antes, a Gradiente tentou
conquistar os japoneses depois de uma bem sucedida experiência fabricando e
comercializando o Atari 2600 no Brasil através da Polyvox.
A Sega, que nos Estados Unidos havia confiado a distribuição do Master System à Tonka, falhou em
conquistar mercado devido à forte concorrência do NES, que era líder de vendas.
Confiram alguns sucessos do Master System pela Tec Toy!
Assim como a Tectoy, a Tonka era uma fabricante de brinquedos, e o tratamento que os norte-americanos deram à comercialização do Master System não agradou a empresa japonesa. Eventualmente, a Sega mudou de opinião e decidiu firmar a parceria com a Tectoy.
Confiram alguns sucessos do Master System pela Tec Toy!
Papa-Léguas e Coiote. Direto do desenho animado para as telinhas do Master System! Sucesso! |
Eu amo demais este jogo, Tom e Jerry. Essa é a melhor versão EVER que eu já joguei na vida! |
Assim como a Tectoy, a Tonka era uma fabricante de brinquedos, e o tratamento que os norte-americanos deram à comercialização do Master System não agradou a empresa japonesa. Eventualmente, a Sega mudou de opinião e decidiu firmar a parceria com a Tectoy.
Lançado oficialmente no
País em setembro de 1989, o Master System atingiu
um grande sucesso. Estimado para 40 milhões o
faturamento da Tectoy em 1989 contabilizou 66 milhões de dólares, sendo
que metade disso foi atribuído ao console da Sega.
Em retrospecto, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da empresa: a campanha de lançamento, que se estendeu até o Natal de 1989, custou 2 milhões de dólares.
Em retrospecto, o êxito é atribuído aos fortes investimentos publicitários da empresa: a campanha de lançamento, que se estendeu até o Natal de 1989, custou 2 milhões de dólares.
Um
ano depois, no final de 1990, a base de Master System instalada no Brasil já
contava com cerca de 280 mil unidades. A empresa também trouxe para o País
o Hot Line, serviço telefônico com dicas para jogos, criou um clube para
sócios, o Master Clube, e apresentava o programete Master
Dicas nos intervalos da Sessão Aventura da Rede Globo.
Asteriix, lendário! |
Pouco mais de um ano
após o lançamento do Master System, a Tectoy trouxe oficialmente para o Brasil
o seu sucessor, o Mega Drive, em dezembro de 1990. O
portátil da Sega, Game Gear, também foi lançado, em agosto de
1991. Assim como o Master System, os dois produtos iniciaram suas vendas já
sendo montados em Manaus, sendo que o Game Gear foi o primeiro console portátil
fabricado no País.
A Tec Toy estava sempre antenadas às novidades do "novo mundo". O Game Gear saiu um ano depois dos States e foi um sucesso razoável aqui no Brasiil. |
Em 1993, a Nintendo chega
oficialmente ao Brasil através da Playtronic,
uma parceria entre Gradiente e Estrela, que passaria a fabricar no País os
consoles da empresa japonesa. Foi o primeiro concorrente oficial da Tectoy, que
competia até então apenas com os clones de NES e com os equipamentos
contrabandeados.
Pode vir, SNES, aqui é Mega Drive. O Brasil o ama e vamos que vamos ao combate! |
A Tec toy lucrava muito com o Mega Drive e que fez um belíssimo Marketing! Vejam alguns de seus jogos de sucesso pela amada Tec Toy:
O mais clássico dos clássicos, Streets of Rage 2 marcou e confirmou presença aqui no Brasil já mostrando do que o Mega Drive é capaz! |
Chuck Rock, um jogo maravilhoso feito pela Virgin e em parceria com a Tec Toy. Tenho e é indispensável, pode parecer bobo, mas é muito legal! |
Vencedor de diversos prêmios e considerado uma obra de arte, Aladdin não poderia faltar. Sucesso de bilheteria aqui no Brasil. Indispensável na coleção de todo Segamaníaco. |
Sonic the Hedgehog 2, o melhor SONIC do mundo para mim. 6 milhões de cópias vendidas!!! Sucesso absoluto que até veio no videogame. |
O primeiro jogo em 3D veio para o Mega Drive. Foi o pioneiro no ramo dos 3D. Virtua Racing. Era lindo comprar o cartucho e o poster que vinha. Saudades dos anos 90. |
Jogo que fez muitas críticas e muitos fãs. Boogerman! |
Inovação e mostrando que o Mega Drive pode sim fazer bons jogos! |
Direto da MTV para seu videogame! Beavis and Butt-Head, os dois panacas mais famosos! |
Esta foto define os anos 90! |
Toe Jam and Earl, sucesso! |
O próximo console da
Sega, o Saturn, foi lançado pela Tectoy em 30 de agosto
de 1995, a um preço inicial de 899,99 reais.
Com o aumento no número
de usuários de internet comercial no Brasil, a Tectoy também investiu em acesso
e conteúdo à rede, trazendo para o País uma versão nacional do provedor CompuServe,
na época o segundo maior dos EUA em número de assinantes. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo
Horizonte foram as primeiras cidades a receber o serviço, que
iniciou com 500 linhas à disposição dos assinantes. O serviço começou
oficialmente em abril de 1997, e era parte de uma estratégia de diversificação
dos interesses da Tectoy, que queria fugir da sazonalidade do mercado de
brinquedos.
O Jornal Sega Mania, com a minha amiga Ju Medina (única garota e protagonista de muitos sucessos na Tec Toy. Trabalho lá por muito tempo).
E também seu cartão para fazer parte do Sega Club. Quem tem seu cartão ainda hoje, sente o saudosismo daquela época.
1997–2001: Queda nas
vendas e concordata
Com a Crise Financeira
Asiática, em 1997, fez com que o Brasil fosse um dos afetados pela falta de
confiança de investidores externos, resultando na fuga de dólares.Com isso, o
governo aumentou a taxa de juros para 43%, refreando o consumo e os
investidores. Com o aumento da inadimplência, muitas redes como o Mappin e a
Mesbla entraram em concordata e fecharam no país, reduzindo o número de
distribuidores da Tectoy e não honrando com suas dívidas.
A última propaganda antes da falência do Mappin. |
O Clube de Compras
TecToy, que fazia vendas direta ao consumidor final, também ajudou a agravar a
situação. Com muitas dívidas, a economia provocou uma queda na venda de jogos e
consoles e, com isso, a Tectoy teve uma queda de 32% na
receita operacional em relação ao ano anterior, caindo para 74,9 milhões de
reais. A empresa já havia descumprido a meta de faturamento em 1996,
quando esperava 140 milhões de reais em faturamento. O
crescimento rápido da companhia, que a tornou dependente de injeções de capital
e empréstimos de terceiros, também foi citado como um dos fatores agravantes.
A soma das dificuldades
apresentadas pelo mercado fez com que a Tectoy anunciasse o pedido por concordata preventiva em 9 de
dezembro de 1997. Na época, os motivos divulgados à imprensa foram a queda nas
vendas, os juros e a impossibilidade de desconto das duplicatas.
A concordata acabou
fazendo com que vários negócios da Tectoy fossem reestruturados. Entre eles, o
provedor de internet CompuServe Brasil, que havia inaugurado no ano anterior,
foi encerrado em 25 de abril de 1998. Os assinantes tinham a opção de
migrar para o concorrente Universo
Online (UOL), que também possibilitou que se continuasse
acessando os conteúdos da versão americana do serviço, através do pagamento de
uma mensalidade adicional em dólares. Os endereços de e-mail @compuserve.com.br foram
descontinuados. Na época, o ainda presidente Arnhold, da Tectoy, disse que,
apesar de o mercado de internet ser "promissor", a empresa não havia
atingido o número esperado de assinantes.
Stefano Arnhold saiu da
gestão e foi para a presidência do conselho da empresa, indicando Lourival
Kiçula, ex-presidente da Sanyo no Brasil, para administrar a Tectoy durante o
período de concordata.
Entre as medidas tomadas
para a redução de custos estavam a renegociação das dívidas da empresa com os
credores, a mudança da fábrica, em Manaus, para instalações menores, a simplificação
da cadeia de produção e o corte no número de empregados, de 1000 para 110. Em
São Paulo, todos os colaboradores foram centralizados para apenas uma localidade. Com
isso, a Tectoy conseguiu diminuir os custos anuais para 4 milhões de reais em
2001, metade do que gastava em 1997.
Em setembro de 1999, a
empresa lançou no Brasil o console Dreamcast,
da Sega, por 900 reais. Para
cortar custos, a versão brasileira vinha sem jogo incluso e não era
equipada com modem para
conexão à Internet, que seria lançado meses depois, por 49,99 reais. Até julho
de 2000, o Dreamcast vendeu cerca de 20 mil unidades no Brasil.
O início do Dreamcast começou com BlueStinger. |
Mortal Kombat Gold também marcou presença. |
O jogo mais esperado de 2001, pena que a SEGA saiu do ramo de consoles! |
O processo de concordata
foi encerrado em 4 de outubro de 2000.
Logo isso, a SEGA anunciou que sairia do ramo de Hardware, a
Tec Toy teve que abandonar, entretanto ficou até 2003 no mercado brasileiro, seu
nome, Dreamcast.
Em seguida, 2001, ela lança a versão do Show do Milhão em
parceria com o SBT e foi sucesso estrondoso de vendas. De lá para cá ela
fabrica ainda Mega Drive e Master System na memória.
Confiram mais algumas coisas!
A Tec Toy também trouxe o SEGA CD e o 32X ao Brasil, fora que fez algumas adaptações em jogos. Confiram!
SEGA CD fez um sucesso relativo aqui no Brasil, todos queriam ter em seus olhos aquela perfeição!
Quem não se lembra desses ícones?
Até o Game Genie, hein, a Tec Toy trouxe. O cartucho mágico e cheio de truques que ajudavam e muito naqueles jogos que nem com PACTO resolvia. Um caso disso é o Shadow of the Beast, jogo do cão!
Mas de uma coisa eu falo, a TEC TOY é foda de sobreviver no Brasil e ter feito a melhor época, os anos 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário