domingo, 6 de julho de 2014

SEGA Saturn, um videogame injustiçado!


 As revistas já anunciavam a chegada o Sega Saturn, todos nós na expectativa de conhecer o console 32bits da nossa querida SEGA. A Super Game Power já lançava com fervor matérias quentinhas a respeito do console e ficávamos estarrecidos para conhecer essa maravilha!

SuperGame Power 1994.

Sim, já sabemos que a SEGA fez cagadas e todo mundo culpa o Sega Saturn ,mas não foi bem assim! A Sega tinha criado o 32X nos Estados Unidos e o Japão decidiu iniciar com o SEGA Saturn ( por isso que foi tanto sucesso por lá). Lançado no Japão em novembro de 1994, 11 de maio de 1995 nos Estados Unidos e 8 de julho na Europa o Austrália. Nos Estados Unidos haveria do dia Saturn, mas a SEGA lançou antes por causa do estrondoso sucesso que o Playstation fizera, causando muita raiva entre os lojistas, compradores e revendedores, que decidiram, assim, boicotar a empresa.
Assim surgia o melhor console em 2D do mundo, pecando em poucos detalhes no 3D, já que na época não era tão perfeito assim. Comparando-se ao PlayStation, o Saturn era difícil de ser trabalhado por causa do seu hardware complexo e de menor performance. Ao contrário dos gráficos do Playstation que usavam triangular, o Saturn era quadrilátero que causou transtornos às produtoras. 

Os anúncios do videogame já passavam nos comerciais de TV pela TecToy e os brasileiros piravam, mas pensa, o console custava R$800,00 numa época que o salário mínimo era R$80,00, como fazer?
Sega Saturn, é do outro mundo, QUEM NÃO SE LEMBRA?
A maioria das pessoas que eu conheço falam muito mal do Saturn e nem conhecem de fato ou nunca jogaram. Tem o melhor controle para os jogos de luta e também ports perfeitos em 2D. A Capcom ficou mais focada no console, pelo simples fato de rodar melhor seus games e também ficou parceira da SEGA. 
O intuito da SEGA era trazer diversos jogos de sucesso dos seus Arcades para este console magnífico, mas com a preocupação nas baixas vendas, ela decidiu deixar de lado (No Japão ela foi firme, pois lá fez muito sucesso!)

O console é muito bonito e estiloso, muitos periféricos foram lançados também (COISA QUE A SEGA FAZ COM MAESTRIA). 

Seu sucesso foi tremendo no Japão, finalizando apenas em 2000. Enquanto sairam 150 jogos no ocidente, no Japão saíram mais de 600, com o apoio da Satakore - uma espécie de best-sellers. Contudo, seu sucesso no Japão deve-se ao Marketing bem feito do SEGATA SANSHIRO, um eremita que vivia nas montanhas e dedicou sua vida apenas em jogar Sega Saturn e quem o desobedecesse era castigado e depois ele ordenava que jogasse SEGA SATURN ( SEGA SATURN SHIRO!).

Confiram todos os comerciais lançados por lá do nosso querido guerreiro: http://www.youtube.com/watch?v=YNEe04UwJ6Q

Há diversas exclusividades no Japão e muitas das pessoas que critica o console mal conhece o console e sua variedade rica de jogos. 
Uma tristeza foi o cancelamento de Sonic Saturn e Sonic X-treme por causa do desespero e também de ver que não estava aquilo que eles queriam. Do Sonic X-treme ainda há protótipos, agora do Sonic Saturn não, mas há fotos na internet. 
Sonic, nós lamentamos também!
A SEGA dos Estados Unidos até criaram um três em um que vinha com o console, que eram os jogos best sellers, tais como: Virtua Fighter, Virtua Cop e Daytona USA, mas mesmo assim as vendas não subiam e eles decidiram mudar o rumo das coisas. 
A Sega viu que a Sony estava destruindo carreiras e com o lançamento do Nintendo 64, ela viu que suas vendas não subiriam mesmo. O boicote foi geral, destruiu e fez a SEGA sentir o mesmo gosto amargo da época do Master System com a TONTA (ops, Tonka Toys).
O sucesso do Nights era a única arma do console, mas os fãs queriam mesmo era um SONIC, poxa!
A Sega elaborou um controle totalmente em 3D e com um analógico perfeito, mas mesmo assim não adiantava.
A SEGA ainda foi agressiva contra a Sony e a Nintendo em dois comerciais épicos e um pouco desconhecidos aqui no Brasil, veja os dois:
Este aqui era contra a Sony, muito divertido. Fly, Sony :http://www.youtube.com/watch?v=MoYyztfOc-0  (Uma paródia com o Nights).

Este daqui ele dava um tiro no Nintendo 64: http://www.youtube.com/watch?v=-cIvo8flaBc
Por fim, a SEGA viu que não conseguiria destruir a supremacia da Sony, que estava sendo iniciada, decidindo, assim, criar um novo console. Olhando lado a lado o controle de Saturn e Dreamcast, acho que a SEGA só reinventou.
Concluindo, o Saturn é um dos meus consoles favoritos e sua biblioteca é riquíssima. Muitos jogos, como Grandia, ficaram perfeitos no Saturn por causa que foi desenvolvido especialmente para ele. A SEGA, disposta a acabar de vez com o console, criou o último comercial para o Segata Sanshiro defendendo sua empresa contra a terrível SONY. 

Tentativa de Internet no Saturn?

O NetLink Internet Modem é um dispositivo usado para utilizar com o serviço de internet oferecido pelo para os consumidores Sega Saturn nos States. NetLink teve vários propósitos, incluindo o acesso básico à internet, e-mail e jogos on-line - um precursor de tentativas similares para o Dreamcast, e os muitos recursos on-line dos jogos de hoje em dia. NetLink era exclusiva para a América do Norte, embora uma pequena, mal sucedido teste de gerência do serviço ocorreu na Finlândia, por um curto período. No Japão, houve a Sega Saturn Modem, um dispositivo mais antigo (e mais lento) que utilizou diferentes serviços online. 

O serviço NetLink pode causar confusão, já que exige tanto um modem e um disco de software compatível para funcionar. O NetLink  precisa ser colocado no slot do cartucho do Saturn e ligado a uma linha telefônica (semelhante ao  XB ∀ ND), mas com a utilização de um disco Web Browser NetLink Personalizado (ou um disco de jogo compatível: Duke Nuken, Saturn Bomberman, Virtua On e o Sega Daytona Championship Circuit). Isto é semelhante aos serviços online do  Dreamcast, no entanto, a grande diferença que existe é que o Modem já estava incluído com o sistema. 

Eles foram vendidos em duas formas, em um pacote (número catelogue 80118) contendo apenas o modem e um disco Web Browser NetLink e ao lado de Modelo 2 dos consoles Sega Saturn (número 80121) catelogue. Dependendo do varejista, o extra NetLink Game Pack vinham com jogos, como cortesia. 


Um dos sucessos extremos do Sega Saturn: Panzer Dragoon. Para saber mais informações, vejam o post feito apenas sobre o PANZER DRAGOON, o clássico do SEGA SATURN.
Mas como o Saturn não estava dando lucros para a SEGA dos States, decidiram passar seu serviço ao Dreamcast!


Conheçam os acessórios do Sega Saturn:




Arcade Racer Joystick: O volante do Sega Saturn para jogar os clássicos maravilhosos, tais como SEGA Daytona USA, Sega Rally, Sega Touring Car, Out Run, Power Drive e mais de 40 jogos de corrida para o console. O volante é diferente, mas é interessante.









ASCII Grip X: Um controle estranho da ASCII que sempre apoiou a SEGA, agora usado apenas para os jogos de RPG do console, saiu para o PlayStation também, porém imaginem jogar com esse controle, que estranho!




Controle de Saturn: A SEGA pegou carona no controle de seis botões do Mega Drive e fez ainda melhor. Considerado o melhor controle de luta do MUNDO, o controle assumiu várias formas. Eu amo a forma de bisnaguinha.

Netlink Mouse: O mouse do Saturn para acessar a internet e usar com o teclado. Não sei ao certo se algum jogo serve no mouse, como os dos Dreamcast, mas o mouse é bonito!





Saturn Keyboard: O Teclado para ser usado juntamente ao Netlink e o Mouse. Item só no Japão.







Virtua Stick Pro: Um periférico que saiu direto dos Arcades. Simplesmente incrível, pensa ter um desses em casa para jogar os clássicos da CAPCOM e SEGA com esse periférico? O joystick é para two players e foi vendido apenas no Japão.







Virtua Stick: Um periférico de Arcade feito pela SEGA. Há o modelo cinza no Japão e o preto na América do Norte.






Virtua Gun: Conhecida como Stunner na América do Norte e também com cores diferentes, agora preto no Japão, laranja no Ocidente e azul na Europa. É incrível jogar Virtua Cop e The House of the Dead . 14 jogos aceitam a Virtua Gun:
Area 51, Chaos Control, Chaos Control Remix, Crypt Killer, Death Crimson, Die Hard Trilogy, The House of the Dead, Jinzou Ningen Hakaiden, Maximum Force, Mighty Hits, Policenaults, Scud, Virtua Cop 1 e 2. 




Sega Mission Stick: Esse controle é incrível. Jogar desde Panzer Dragoon até Cyber Troopers Virtua On. O interessante é que o direcional fica agora do lado direito do controle. São aceitos os jogos: Black Down, Black Fire, Crimeware, Cyber Speedway, Fuusui Sensei, G Vector, Ghen War, Mechwarrior, Atari Collection 1, Night Striker S, Nights into Dreams, Panzer Dragoon, Panzer Dragoon Zwei, The Need for Speed, Sega Ages: After Burner II e Galaxy Force II, Sega Rally, Sky Target, Soviet Strike, StarFight 2000, Thunderhawk II, Valtva,Wing Arms. 







Controle 3D: A SEGA fez um controle incrível, com um analógico bem ajustável e também que responde bem e diferente. O direcional é maravilhoso e os botões super confortáveis.
No Japão o controle é branco e no resto do mundo é preto! Eu acho o branco mais bonito!






Confiram as propagandas dos Jogos do Saturn:

Shining Force III, um RPG maravilhoso que é um Must Have para os amantes da série e colecionadores de Sega Saturn. O jogo simplesmente surpreendeu e foi um dos últimos a sair, pena que não saiu o Episódio II e III no Ocidente. 
 
Christimas Nights, poster oficial do Jogo para desejar um feliz natal em 1996.

Johnny Bazzokatone é a mistura do bom Rock and Roll e um incrível jogo de plataforma com um personagem totalmente mau humorado. Recomendo o jogo.

O clássico do Saturn e um dos melhores jogos até hoje para mim. 

Sakura Taisen, um RPG tático com personagens totalmente carismáticos e envolventes que nunca saíram do Japão.
Cyber Troopers: Virtua On. Um dos jogos mais divertidos da SEGA.,

Mortal Kombat Trilogy é um dos melhores jogos do console e de luta até hoje. 
PowerSlave, um jogo de First Shooter Person maravilhoso e que saiu muito melhor na versão do Saturn.
Jogo FODA!!! Mostrando a capacidade do console e falando que a SEGA pode sempre muito mais!
Duke Nuken teve que ser refeito por causa do processador do SEGA SATURN, mas o jogo saiu perfeito demais!
Para quem gosta de Beisebol, um prato cheio!
Maravilhoso, um beat and up MUST HAVE. 
Virtua Cop, jogo da AM2 que virou febre no console de Saturn.
Resident Evil também veio para o Saturn e muito terror e diversão garantida.
FODASTICO! 

O Saturn também fez várias propagandas incríveis para tentar alavancar as vendas desse console tão magistral e perfeito que poucos compreenderam!



E aqui no Brasil, quem não se lembra do Mappin?


Bonecos da AM2 só no Japão.
O Saturn é um ótimo console, vocês precisam ter um tempo e pegar o videogame para começar a criar uma ideia de como é maravilhoso. A SEGA estava sempre à frente de seu tempo, pena que não deu certo seus processadores e acabaram sendo muito difícil para programar seus jogos.



  CURIOSIDADES:

NiGTHS intro Dreams

Vocês sabiam que o Elliot e a Claire, na verdade são o Sonic e a Amy no jogo NiGTHS into Dreams? O jogo foi feito pela SONIC Team e todas as características dos personagens estão alinhados com as do Sonic e Amy. Bacana, né? Até as cores do cabelo e roupa. Elliot é todo azul e Claire toda rosa.




Croc, the Legend of the Globbos:

O jogo seria um jogo exclusivo da Nintendo totalmente em 3D, com o personagem Yoshi. Porém a Nintendo cancelou o projeto e desistiu de lançá-lo para o Nintendo 64. A Argonath com raiva e desprezada, decidiu lançá-lo ao Saturn, PC e PlayStation que virou sucesso. Confiram aqui a propaganda do jogo.







Grandia

O jogo demorou mais de três anos de desenvolvimento pela Game Arts, que era previsto sair para o SEGA CD, porém seus recursos em 3D exigiam um console mais potente. Ela lançou apenas no Japão para o Saturn, pois viu como no Ocidente ele não fazia sucesso. O jogo é simplesmente incrível, quem nunca gastou seu tempo com a Feena, Sue e Justin?





Rayman  O jogo saiu primeiro para o Atari Jaguar em 1994, porém o console da Atari não vingou. A Ubisoft logo lançou para o PC, Saturn e PlayStation, agora abusando das cores e é considerado um dos jogos mais difíceis do mundo!



O REINO UNIDO fazia cada revista do Saturn que são verdadeiras obras de artes, confiram algumas: 





Querem conhecer um pouco mais sobre Saturn, confiram o vídeo do Game Sack feito pelo Joe e Dave sobre o Saturn: https://www.youtube.com/watch?v=jcDAHVvDLuA (Será necessário conhecimento em inglês)

VIVA O SEGA SATURN:

Um comentário:

  1. Rodrigo eu aprendi muitas coisas sobre a Saturn graças a ti .



    Um grande abraço do Miguel .

    ResponderExcluir

Meu TOP 30 jogos do Sega Saturn Americano

  Olá, pessoal! Tudo bem?  Hoje iremos discutir os melhores jogos do Sega Saturn americano, pois sabemos que os melhores ficaram no Japão. V...